200 Réis (1940)

Bandeira do Brasil
Cartaz da Revolução
Revolução Constitucionalista de 1932: Movimento armado que ocorreu no estado de São Paulo entre os meses de outubro de julho de 1932. O objetivo desse movimento era destituir Getúlio Vargas do poder e instituir uma nova constituição. Após o golpe de 1930, apoiado pelos paulistas, Vargas nomeia como interventor de São Paulo o pernambucano João Alberto Lins de Barros. Em protesto surgiram diversos comícios e manifestações anti-Vargas. Alguns protestos foram reprimidos com violência. Em 23 de maio de 1932, quatro jovens estudantes foram mortos. Martins, Miragaia, Drausio e Camargo. Com isso formou-se um levante que levou seus nomes (MMDC). Sem contar com apoio de estados que prometeram auxílio (Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul) e com suas fronteiras fechadas, São Paulo foi derrotada pelas tropas federais em três meses. Vargas negocia uma reconciliação com São Paulo e nomeia um interventor paulista e civil. O real (plural réis) foi moeda corrente no Brasil até 1942. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Getúlio Vargas
Descrição: As moedas acima foram cunhadas após a decretação do Estado Novo (1937 – 1945). Seu reverso mostra as inscrições “BRASIL”, “100 RÉIS” e seu ano de cunhagem. O anverso mostra a efígie de Getúlio Vargas.
Personagem: Getúlio Dornelles Vargas (1882 – 1954), foi o 13º presidente da república, que pôs fim à República Velha e à política do Café com Leite. Foi o presidente que ficou mais tempo no poder (18 anos). Seu governo foi marcado por forte apelo popular e por várias crises políticas, como a Revolução de 1932, quando os paulistas entraram em confronto com as forças armadas. Foi o idealizador da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Foi deposto em 1945 e voltou como vencedor das eleições presidenciais de 1951. Devido a forte crise política, veio a cometer suicídio no Palácio do Catete, antiga residência presidencial, em 24 de agosto de 1954.

Cartaz do MMDC
Ps: Para acompanhar a era Vargas leia a postagem sobre o Golpe de 1930.

Fonte: Wikipédia

10 Respostas para “200 Réis (1940)

  1. Realmente a história do Brasil é algo muito interessante. É bom lembrar dos movimentos, revoluções e pessoas que morreram é muito importante. Gostei muito do blog e vou acompanhar sempre.
    São histórias que todos os brasileiros deveriam saber.

  2. Interessante hein! Cara essas moedas antigas são muito legais meu tio coleciona e compra de quem tem, outro dia ele comprou algumas por 300 reais kkk achei exagero dele, mas cada um tem sua coleção de alguma coisa… rsrsrs

    Estou seguindo.

    Abraço.

Deixe um comentário